Na medicina popular brasileira, a catuaba é considerada um estimulante para o sistema nervoso central com propriedades afrodisíacas. A decocção da casca é comumente usada para a impotência sexual, agitação, nervosismo, dores, fraquezas, falta de memória ou esquecimento e fraqueza sexual, útil no tratamento da impotência sexual (disfunção erétil) e prostatite, e tem sido estudada por seus possíveis benefícios de proteção contra infecções oportunistas em portadores do vírus HIV (AIDS).No Brasil é considerado um afrodisíaco com “eficácia comprovada” e, além de tratar a impotência, é empregado para vários tipos de problemas nervosos, incluindo insônia, hipocondria e dores relacionadas ao sistema nervoso central (tais como a ciática e neuralgias). Contraindicações e efeitos colaterais da catuaba nao foram relatados efeitos colaterais decorrentes do uso nas bibliografias consultadas. Apesar disso, não é recomendada a utilização durante a gravidez.
Receita Catu Tônica
Em um copo Long Drink:
Encher de gelo picado até a metade
Meio limão em fatias
1 dose de água tônica
3 doses de catuaba
Mexer levemente Completar com gelo fatias finas de limão em cima
Cipó-cravo
O chá de Cipó cravo é ótimo para quem busca uma alimentação saudável e natural. O consumo é feito por meio de tintura para fins afrodisíacos. Para isso, tome entre 1 e 5 ml 3 vezes ao dia. A infusão feita com as folhas pode ser usada como estimulante do apetite ou digestiva e deve ser tomada na dose de um copo. O chá pode ser consumido também para acalmar problemas estomacais e tratar gastrites. A planta pode ser usada para fins medicinais, pois possui propriedades analgésica, antirreumática, digestiva, estimulante, fortificante e afrodisíaca. É indicada para o tratamento de impotência causada por fraqueza genital, gases, problemas estomacais e diarreia. Entre os princípios ativos da planta, encontramos alcaloides, óleos essenciais, tinantina, eugenol, taninos e ácido tânico.
Para preparar o chá
O preparo do chá deve ser feito com duas colheres de sopa da erva cipó cravo para cada litro de água. Em um recipiente, coloque a água e leve ao fogo. Adicione a erva e deixe alcançar fervura. Quando isso acontecer, cronometre dez minutos e então desligue. Tampe a mistura e deixe descansar até amornar para, em seguida, coar e consumir. A dose indicada do chá feito com estas proporções da erva e de água é de duas a três xícaras ao dia. Atenção, consuma sempre nas doses indicadas e sempre consulte um médico antes de consumir quaisquer medicamentos, mesmo que naturais. Gestantes e pacientes que tomam medicamentos contínuos, assim como crianças, não devem fazer o consumo do chá de cipó cravo.
Marapuama
A marapuama contém vários ácidos em sua composição, dentre eles o araquídico, lignocerico, behenico, campesterol, além de alcalóides, fitoesterois, éster e óleos essenciais. A planta pode ser encontrada em farmácias e lojas de produtos naturais.Ação afrodisíaca; Antidisentérica; Antirreumática; Antiestresse. O chá da planta é um tônico neuro-muscular; Excitante.
Devido às suas propriedades, o chá de marapuama auxilia no combate à impotência sexual, atua contra a debilidade, gripes, melhora a circulação sanguínea, aumenta a libido, combate o estresse e a fadiga, melhora a memória e é ótima para fornecer energia.
Além disso, a planta ajuda a tratar artrose, depressão, fraqueza, disfunções intestinais, beribéri, desinteria, vermes, queda de cabelo, reumatismo, inchaço e celulite, esta última quando utilizada em forma de extrato.
A planta pode ser encontrada nas formas de extrato seco, em pó ou tintura. Confira a seguir a receita do chá feito a partir de suas cascas picadas:
Receita do chá de marapuama
Duas colheres de sopa de lenho/casca (picados) da marapuama;
1 litro de água mineral.
Modo de preparo:
Adicione duas colheres (sopa) do lenho/casca da marapuama em um litro de água. Deixe cozinhar por 4 ou 5 minutos a partir do momento em que começa a levantar fervura. Após esse período, retire do fogo e deixe repousando, com o recipiente tampado, por 10 minutos. Depois é só coar e beber. Pode ser consumido gelado. A indicação de consumo é de duas a três xícaras do chá ao dia.Os efeitos colaterais causados pelo uso da marapuama podem incluir tremor das mãos, palpitações e ejaculação precoce. A utilização da planta está contraindicada durante o período de gravidez, lactação e em pacientes com hipertensão ou problemas cardíacos. Os cuidados estendem-se às crianças e aos idosos, que devem ter atenção ao consumir a marapuama, preferencialmente somente fazê-lo com acompanhamento profissional.
Os nomes podem ser exóticos e realmente têm a ver com as tribos indígenas do país. Estas três plantas nativas da Flora do Brasil atuam como estimulantes físico e mental, e, em solo brasileiro antes mesmo da colonização, ainda hoje são ideais para o tratamento de males contemporâneos, como a fadiga causada pelo estresse, velho conhecido de quem trabalha demais Reconhecidas e descritas há mais de 50 anos, as três plantas medicinais associadas num composto resultam em poção quase mágica. Ele ajuda a aumentar a frequência cardíaca e respiratória. Com isso, o organismo fica mais preparado para enfrentar o desgaste do dia-a-dia e funciona como uma dose de coragem na hora da prática de atividades esportivas
Sem comentários:
Enviar um comentário