quinta-feira, 1 de junho de 2017


EU VI NA NET ESSA DICA


Stévia – Benefícios e propriedadesStevia é um adoçante natural que não faz mal para a saúde, podendo ser utilizado para substituir o açúcar em sucos, chás, bolos e outras preparações doces. Ela é produzida a partir da planta Stevia Rebaudiana Bertoni, e também vem sendo utilizada em diversos produtos industrializados como refrigerantes, sucos processados, chocolates, gelatinas e chás. A Stevia é feito a partir do glicosídeo de esteviol, que não tem calorias e que tem um poder de adoçar até 300 vezes mais do que o açúcar comum. Ele pode ser encontrado em pó ou em gotas, estando disponível em supermercados e lojas de produtos naturais. Para evitar o sabor amargo que normalmente se sente ao se consumir stevia, deve-se comprar o extrato de stevia, feito apenas à base de reubadiosídeo, que é o composto mais doce da planta. 

Origem do uso do Stevia

O uso da Stevia como adoçante e planta medicinal começou há séculos atrás, com os índios Guaranis que viviam nas Florestas Tropicais do Brasil e Paraguai. Os nativos a usavam para reduzir o gosto acentuado da erva-mate e para refrescar a boca. Há relatos de que o curandeiro da tribo a usava para combater sintomas de desconforto abdominal e pessoas que apresentavam fadiga física ou emocional, provavelmente portadores do que conhecemos hoje como diabetes.
A planta também se difundiu do outro lado do mundo, em países como Coréia, Tailândia e Japão. Por meio de estudos realizados no último século, consumidores ingeriam de 5 a 10 gramas diários de Stevia, o que é uma quantidade significativa, mas mesmo assim a planta não se mostrou nociva à saúde. O Japão adotou a planta como adoçante natural há 30 anos e também não produziu registros de efeitos colaterais.

As propriedades e os benefícios da stevia

Contém poucas calorias;
Dificulta a absorção do açúcar durante o processo da digestão, sendo muito benéfico para os diabéticos e para as pessoas que desejam perder peso;
Inibe a formação da placa e da cárie dental;
Não é tóxica;
Não contém ingredientes artificiais;
Pode ser usada para cozinhar;
Além da sua capacidade adoçante, a stevia também possui muitas propriedades medicinais.
O chá preparado a partir de suas folhas é indicado para os casos de diabetes, hiperatividade, pressão alta, indigestão, candidíase e obesidade. Ademais, é um ótimo tônico salutar para a pele e diminui a necessidade de tabaco, álcool e carboidratos

Chá de stevia

O chá preparado com as folhas desta planta possui sabor adocicado, é diurético, levemente calmante, auxilia na desintoxicação do organismo, na diminuição da ansiedade e auxilia a regular as taxas de glicose no sangue.

– 1 colher (chá) de folhas secas de stevia;
– 1 xícara (chá) de água.
Modo de preparo:
Ferver a água e despejar sobre a stevia seca. Manter o recipiente abafado por aproximadamente 10 minutos. Após esse tempo, coar e beber o chá em seguida. O indicado para consumo são 2 xícaras do chá durante o dia, entre as principais refeições.

QUER PARAR DE FUMAR

Esta planta ajuda a parar de fumar destrói o desejo de nicotina problema comum para os fumantes que querem parar. A nicotina e uma das principais causas da dependência dos fumantes.
Basta colocar algumas gotas de stevia diretamente na lingua quando sentir vontade de fumar. Se for fácil arranjar folhas frescas desta planta facilita muito mais, neste caso basta mastigar uma folha cada vez que tiver vontade de fumar. Neste caso não ultrapasse o limite de oito folhas diárias.

Cuidados

O excesso de consumo da stevia pode causar hipoglicemia. Siga as recomendações de consumo e, caso perceba sintomas inesperados, procure um médico imediatamente. As mulheres grávidas ou as pessoas que sofrem de alguma doença devem consultar o médico antes de fazer uso do chá.



Sem comentários:

Enviar um comentário