terça-feira, 6 de junho de 2017

07/06

DEUSA ROMANA VESTA

Resultado de imagem para deusa romana vesta




Festival de Vestália, em Festival de homenagem a Deusa Vesta, deusa padroeira dos lares e guardiã do fogo sagrado.

As Vestais limpavam e renovavam os altares e abriam os Templos para todas as mulheres, sendo o acesso proibido aos
homens.

Além de zelarem pela chama sagrada dos Templos da Deusa, as Vestais colhiam os primeiros cereais e frutas, preparavam as oferendas e as ceias comunitárias das colheitas.

As Vestais eram encarregadas, também, dos rituais de purificação dos Templos, das praças públicas, das casas e das pessoas.

Vesta era a filha primogênita de Cibele e Saturno, a irmã mais velha da primeira geração de deuses olímpicos, e a solteira da segunda. Por direito de primogenitura, era uma das doze deusas olímpicas principais. Foi engolida por Saturno e posteriormente resgatada por Júpiter. Representada trajando um longo vestido, muitas vezes com a própria cabeça coberta por um véu, ela é a deusa que nunca abandona o lar. Desprezou o amor tanto de Netuno como de Apolo (Febo), resolvendo permanecer solteira. Como deusa de coração quente, ela representava a divindade do lar e defendia a vida da família. Era adorada antes dos outros deuses em todas as festas, uma vez que era a mais antiga e preciosa das deusas do Olimpo.
Um juramento feito em seu nome era o mais sagrado dos juramentos. Segundo Heródoto era uma das divindades cujo nome não se originou no Egito ou no Oriente próximo.
O animal mais sagrado à deusa é o asno.

RITUAL DE VESTA PARA PURIFICAÇÃO:
Como deidade do fogo. Vesta é considerada também a deusa da purificação interior e espiritual. O ritual que segue pode ser realizado na lua crescente ou minguante.
Você vai precisar de:

  • Vela vermelha ou branca;
  • Incenso purificador (alecrim, hortelã);
  • Caldeirão;
  • Bastão (varinha);
  • Fogo sagrado.
Ajoelhe-se perante o altar, acenda o incenso e diga:

Que eu seja limpo por dentro e por fora, de corpo e de alma,
Que todas as coisas de minha vida se renovem.

Acenda a vela, e como a chama desta o fogo sagrado. Toque a levemente com seu bastão dizendo:

Vesta da chama sagrada,
Deusa da purificação e renovação,
Dama que liberta os cativos,
Derrame suas labaredas purificantes sobre meu coração e minha alma.
De modo que minha vida se renove, e que meu espírito fique receptivo.
Desperte minha mente para novas oportunidades.
Chame meu espírito para um maior coinhecimento espiritual.
Revele-me seus mistérios ocultos
Para que eu possa experimentar uma nova iniciação.
Purifique-me e abençoe-me, ó Vesta.

Permaneça de joelhos até sentir a purificação.
Aguarde as mudanças e se prepare para o processo. Pois ele pode ser sutil como mudanças de hábitos alimentares, ou forte como sintomas de gripe.

Abençoada(o) seja!


Sem comentários:

Enviar um comentário