Em nossa língua, existe a interjeição Ops, que é usada para expressar surpresa diante de uma gafe. Na mitologia romana nossa interjeição Ops, era o nome de uma divindade relacionada a fertilidade e a terra.
Para os antigos romanos, a deusa Ops (ou Opis) era a esposa de Saturno e mãe de outros deuses como Vesta, Juno, Ceres, Júpiter, Plutão e Netuno.
Seu nome tem origem latina e significa riqueza, abundância, presentes, generosidade e também era relacionada ao termo Opus, que significa “trabalho“, principalmente agrícola. Logo, seu seguidores considerava a atividade de trabalhar semeá a terra, algo divino.
Em homenagem a deusa, era comemorado em 25 de agosto o Opiconsivia ou Opália, um festival que marcava o fim da colheita. Durante o Opália, os devotos invocavam a deusa, sentados no chão e com as mãos tocando o solo.
Ops, assim como os outros deuses romanos, tinha um correspondente na cultura grega. Ela era reconhecida como Reia e seu marido, Saturno, corresponderia a Cronos. Devido ao secretismo religioso greco-romano, ambos seriam filhos de Caelus (Urano) o deus do céu. Na cultura romana antiga, Ops era facilmente confundida com outra deusa de nome Abundância, e com o tempo as duas foram personificadas na imagem da deusa Cybele, ambas identificadas com Reia da cultura Grega.
Ops era uma dos nomes da Grande Mãe , o nome latino que parece fazer menos sentido etimológico dentro da terminologia latina habitual!
MENSAGEM DA DEUSA OPS
Essa deusa romana das colheitas, prosperidade e fertilidade não é estritamente ligada à agricultura, à vida no campo, ao trabalho na terra. Mesmo sendo uma deidade da colheita agrícola, Ops abrange as noções mais amplas da abundância.
A Ela podemos, então, entregar os pedidos de boa sorte, sucesso e fortuna para as nossas vidas, estabelecendo também uma relação de gratidão pelas oportunidades de colheita farta que nos proporciona.
Ops nos sugere, ainda, uma avaliação da semeadura que fazemos todos os dias, do cuidado com aquilo que semeamos para evitar queixas futuras a respeito do que colhemos, e da necessidade de paciência para a maturação dos frutos. No solo da Deusa, tudo o que for semeado será colhido. Todos os plantios são favoráveis, prosperam todas as sementes Não reclamar do que do que se colhe, mas, antes, escolher bem o que se põe hoje no caminho futuro. Não há, também, que se comparar o próprio farnel com o que é do alheio. Não se compara esforço individual, pois, para uns é maior, para outros mais fácil. Importa observar que cada um(a) recolhe para si o que espalhou, essa é a ordem universal.
A Deusa romana Ops era a deidade das colheitas, prosperidade e fertilidade. Era também honrada durante a Saturnália (Lua Fria) quando as pessoas trocavam presentes em seu nome no festival chamado Opália.
Por fim, cabe avaliar a contribuição de cada um(a) para o bem da Terra. Como tem sido a nossa relação com a mais gentil doadora? Discutamos as questões do planeta, mas pensemos o nosso comportamento no espaço que habitamos, na rua em que moramos, no bairro, na cidade, no estado, no país. De menor a maior, façamos a nossa parte de amor para que a terra não sofra com o nosso descuido e desatenção, que agridem tanto quanto quem diretamente a prejudica. Não sejamos indiferentes à dor da Terra, porque somos integrados a ela do mesmo modo que fazemos parte de uma só teia no universo divino. Em parceria com a Deusa Ops, vamos cuidar da semente preciosa que cada um(a) de nós é no solo fértil da vida, para que a prosperidade material e a abundância espiritual sejam mais do que desejos, sejam a realidade que precisamos, queremos e merecemos.
Aproveite o dia de hoje para conecte-se a energia da terra, caminhando descaça, abraçando uma arvore, honrando seus irmãos de criação ofertando algum produto da terra a deusa Ops.
1.) Ritual a Deusa Ops
Efetue este rito durante a Lua Cheia. Acenda um incenso de canela ou de cedro. Confeccione um boneco de pano vestido de verde deixando uma pequena abertura para inserir o estofamento. Escreva seu nome nele. Forre com camomila, verbena e cebola, todas secas. Acrescente às ervas várias gotas de óleo de menta e madressilva. Costure, fechando a abertura.
Enquanto suspende o boneco sobre a fumaça do incenso, diga:
Deusa da oportunidade,
Traga-me as boas coisas da vida,
Estarei alerta a tudo que enviar,
Deusa, ajude-me como amiga.
Repita três, cinco ou nove vezes. O boneco pode ser deixado em seu altar, ser carregado com você, pendurado em seu espelho no quarto ou em seu carro. Se achar necessário, pode renová-lo cada Lua Cheia, seguindo este ritual.
2.) Celebrando a energia da Deusa Ops
Acenda uma vela marrom diretamente na Terra, com as mãos na terra, repita 8 vezes essa oração:
“Deusa do sucesso
Eu peço que sua plenitude esteja comigo
Deusa da boa sorte e do sucesso !
Eu agradeço!”
Sucesso e Prosperidade a todos!