sábado, 3 de julho de 2021


DIA 01 de JULHO 

Sem dúvida o que mais caracterizava a sociedade celta era a presença dos druidas, uma classe diferente de médico-sacerdote-historiadores e tudo mais que se pode pensar.
A sociedade celta estava divida em apenas 3 classes, o rei, os druidas, e os homens. Sendo que os druidas eram superiores aos reis.
Falar em druida, entretanto, não é tão fácil, a palavra engloba muitas e muitas funções, seria semelhante a falar "intelectual" nos dias de hoje, o termo engloba várias profissões.
Eram tão especializadas as funções dos druidas que eles tinham universidades, com especializações, etc.

São 6 os tipos mais comuns de druidas:

Os Druida-Brithem - Estes eram os juizes. Os celtas nunca chegaram a ter suas leis escritas, apenas os brithem a conheciam, assim a função deles era percorrer as casas e as cidades e resolver impasses que surgissem.

Os Druida-Liang - Eram os médicos e curandeiros. Em geral passavam mais de 20 anos em seus estudos antes de praticarem a cura, tinham especializaçòes entre si, entre eles estavam as ervas, as cirurgias (como a de transplante de coração) entre outras.

Os Druida-Scelaige - Eram os narradores, eles tinham como função apenas repetir a grnade história dos celtas que lhe haviam sido contada por outros scelaige. (A escrita era proibida a não ser para rituais de religião) Apenas repetiam para que a história não fosse esquecida. Também juntavam à sua história as novas trazidas pelos sencha

Os Druida-sencha - Já que os sceilage ficavam trancados apenas repetindo, estes deveriam percorrer as terras celtas e compor novas histórias sobre o que estava acontecendo, estas seriam repassadas aos scelaige que as decoraria.


Essa tradição celta relembra os espíritos das árvores, conhecidos como dríades, representadas como mulheres belas que emprestavam seus poderes aos druidas (sábios, mestres, sacerdotes... celtas)
Hoje temos muitos rituais simples e eficaz de conseguir favores das dríades é fazer uma pequena festa para elas.

Ritual aos druidas

Num lugar verde, onde exista ao menos uma árvore, faça uma festa com um bolo, um pão, vinho ou suco de Uva e música alegre. Antes de comer, dance com as dríades alegremente, visualizando-as à sua volta. Ofereça então os alimentos que trouxe e coma também. As partes das dríades, deixe ao pé da árvore. Despeça-se com um longo e caloroso abraço na árvore, para Agradecer e absorver Energias de Vida e de Sabedorias dela.
Se puder, em homenagem as Dríades, vista-se de verde.

Sem comentários:

Enviar um comentário