sábado, 2 de setembro de 2017

Dia de São Gregório
Imagem relacionada

O Dia de São Gregório festeja-se a 3 de setembro pois foi neste dia no ano 590 que se tornou Papa.
É o padroeiro dos professores, dos estudantes, cantores e músicos.
Gregório Magno (cujo nome significa “vigilante”), ou Gregório “o Grande”, foi Papa de 590 a 604, até ao dia da sua morte. Atingido pela graça de Deus, São Gregório chegou a vender tudo o que tinha para auxiliar os pobres e a Igreja.
Foi um dos Papas mais adorados pela população e um dos mais sábios e ativos,chegou a ser um ótimo prefeito de Roma, pois era desapegado dos próprios interesses devido sua constante renúncia de si mesmo, sendo reconhecido como Doutor da Igreja e também como santo pelo povo, logo por altura do seu funeral.
Natural de Roma, Gregório foi responsável pela introdução da observância do celibato, assim como da inserção da oração do Pai-Nosso e do canto gregoriano na missa. Vivendo como um monge durante o seu papado, Gregório dedicou-se à distribuição de esmolas pelo povo, à proteção dos judeus de Itália e à conversão dos ingleses, entre muitas outras preocupações.
São Bento exercia forte influência na vida de Gregório, por isso, além de ajudar a construir muitos mosteiros, entrou para a vida religiosa do “Ora et Labora”.
Homem certo, no lugar certo, este foi Gregório que era alguém de senso de dever, de medida e dignidade. Além da intensa vida interior, bem percebida quando escreveu sobre o ‘ideal do pastor’:” O verdadeiro pastor das almas é puro em seu pensamento. Sabe aproximar-se de todos, com verdadeira caridade. Eleva-se acima de todos pela contemplação de Deus.”
Após o falecimento de Pelágio II, foi Gregório o escolhido, por unânime aclamação, para ocupar o trono de São Pedro. Considerando-se, porém, indigno, e espantado diante da incomensurável responsabilidade, fugiu de Roma e ocultou-se nas montanhas e florestas vizinhas. Lá foi achado pelo povo e, então, submeteu-se humildemente diante dos inequívocos sinais da vontade divina. A seu amigo João, Bispo de Ravena, que o censurou por não aceitar imediatamente a eleição, escreveria depois, assumindo a repreensão: “Com benigno e humilde afeto, desaprovas, irmão caríssimo, o fato de haver eu fugido, escondendo-me, do peso do governo pastoral!”.8, São Gregório foi o escolhido para “sentar” na Cátedra de Pedro no ano de 590, e assim chefiar com segurança a Igreja num tempo em que o mundo romano passava para o mundo medieval.
São Gregório Magno, Papa e Doutor da Igreja que conquistou o Céu com 65 anos de idade (no ano 604), deixou marcas em todos os campos, valendo lembrar que na Liturgia há o Canto Gregoriano, o qual eleva os corações a Deus, fonte e autor de toda santidade.

Oração:

Deus eterno e todo-poderoso, quiseste que São Gregório VII governasse todo o vosso povo, servindo-o pela palavra e pelo exemplo. Guardai, por suas preces, os pastores de vossa Igreja e as ovelhas a eles confiadas, guiando-os no caminho da salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Sem comentários:

Enviar um comentário