terça-feira, 7 de março de 2017


O CHÁ DE PITANGA




INDICAÇÃO: afecções do fígado, bronquite, cólica menstrual, diabetes, colesterol, diarréia, febres intermitentes, gota, hipertensão, infecções da garganta, limpar e descongestionar a pele do rosto, queda e oleosidade dos cabelos, reumatismo.  



Na composição da pitanga, destacam-se as antocianinas, pigmentos antioxidantes; os carotenóides, importantes na PREVENÇÃO de doenças degenerativas, como doença arterial coronária, catarata e câncer; e os fenóis, que funcionam como antiinflamatórios celulares. Algumas dessa substâncias atuam sobre o câncer, protegendo o DNA celular contra mutações com possibilidade de levar à formação de um câncer. (forte aliado na prevenção contra o câncer de cólon). 


A pitanga tem vitaminas e substâncias químicas em sua composição que proporcionam efeitos benéficos à saúde, melhorando a defesa do organismo contra microorganismos e também contra a ação de radicais livres. Suas folhas têm componentes que atuam como fármacos, diminuindo a pressão arterial e aumentando a diurese.


O chá de pitanga deve ser feito com a folha da pitangueira e também é indicado para diarréia não infecciosa. 

O extrato da folha da pitangueira atua contra o Trypanosoma congolense (doença do sono) e tem ação moderada contra oStaphylococcus aureus e o Escherichia coli.



CONTRA INDICAÇÃO:
No caso do chá de pitanga, estudos comprovaram a eficácia do chá no tratamento da hipertensão e apontam reações preocupantes para pessoas com algum distúrbio cardíaco, entre elas a diminuição da força e da freqüência cardíacas. Pessoas que sofrem de doenças cardíacas não devem ingerir o chá de pitanga como anti-hipertensivo e diurético. 

Sem comentários:

Enviar um comentário