domingo, 23 de maio de 2021

 A LENDA DO CROCO OU AÇAFRÃO














A Primavera vai em breve bater à porta, trazendo consigo o acordar da natureza.
Estão de volta os pássaros, e as flores e outras plantas começam a despertar da sua letargia hibernal.
Uma das primeiras flores de bolbo da estação é o croco. É a lenda desta pequena flor que vos vou contar.
Segundo essa lenda, helénica mais conhecida do açafrao e de um jovem lindo chamado Croco um pastor de espírito nobre e requintado, que vai em busca da jovem Esmílace, nos bosques próximos a Atenas. Em um interlúdio galanteador sobre amor idílico, Esmílace é lisonjeada pelos avanços apaixonados dele, mas logo se cansa de suas intenções. Ele insiste mas ela resiste. Ela enfeitiça Croco e ele transformar-se então num açafrão croco. Seus estigmas alaranjados e radiantes foram criados como um brilho relicto de uma paixão imortal e não correspondida. A tragédia e seu tempero seriam lembrados mais tarde:
“ O Croco e a Esmílace podem ser flores,
E, os Curetes nascendo de imensos amores
Eu passei por mil lendas adormecido, assim,
E com doçura sentir seu sabor para mim. ”

Para os antigos mediterrâneos, o açafrão encontrado na cidade costeira ciliciana de Solos era de grande valor, particularmente para uso em perfumes e pomadas. Entretanto, Heródoto e Plínio, o Velho classificaram os concorrentes açafrões assírio e babilônio do Crescente Fértil como os melhores para o tratamento gastrointestinal ou renal.
O açafrão grego da Caverna de Corício do monte Parnasso também foi importante: a cor do croco de Corício é mencionada na obra Argonautas de Apolônio de Rodes e a fragrância do croco usada nos epigramas de Marcial.
O croco também esta associado ao Dia dos Namorados, pois uma lenda conta que na mensagem de adeus que São Valentim escreveu a Agustina, a filha cega do carcereiro, ele tinha embrulhado uma flor de açafrão (croco), uma das plantas medicinais que costumava usar para fins terapêuticos. Quando Agustina abriu a mensagem, recuperou imediatamente a vista e a primeira flor que viu foi o açafrão.

Já sabemos sobre a lenda e algumas curiosidades do açafrão agora vamos conhecer os benefícios dessa erva.
O açafrão é a erva mais cara do mundo, fortunada, só precisa de uma pequena quantidade para fazer um chá de ativação espiritual muito poderosa. Adicionar cinco a dez fios de açafrão de boa qualidade (partes do pistilo de açafrão) para uma xícara de água fervente. Deixe descansar por no mínimo dez minutos para que o açafrão pode dar-se completamente a água. Os ensaios de investigação têm mostrado que o açafrão ajuda a aliviar os sintomas da síndrome pré-menstrual e depressão. Espiritualmente, o açafrão permite que você descubra dicas de mistério que envolve a existência, permitindo que você aprenda conceitos profundos do mesmo. Açafrão acorda e limpa todos os seus centros de energia, e você se conecta com seus melhores pensamentos, tornando-o um ser espiritual erva essenciais para o mecanismo de pesquisa em nossa vida.

Se gostou desse artigo deixe seu comentario.......




1 comentário: