sábado, 25 de setembro de 2021

 



        RINS E NOSSAS EMOÇÕES


O assunto hoje e sobre nosso Rim, isto mesmo nosso Rim. Descobri recente mente que o rim e um celeiro de energia e que muitas vezes cuidamos muito mal desse orgao precioso ingerindo bebidas alcolicas, drogas, trabalho fisico e mental excessivos.
Nosso rins sao filtro das emoções em relação ao futuro. Cada um dos rins possui um significado metafísico.
As pessoas que se sentem inseguras quanto ao futuro e temem naufragar nas passagens da vida entregam-se a pensamentos tensos provocando dores agudas nos rins.
Mais se a pessoa acreditar que existe em seu caminho pedras, dessa crença, crescerão pedras em seus rins. O medo do futuro, retido em seu coração, reterá também a água do seu corpo, que simboliza o fluxo da energia vital. As emocoes produzidas pelo medo, quando achamos que alguem esta nos prejudicando ou roubando nossas ideias ou bens materiais, aumentamos nossa própria insegurança. Agora se olharmos os problemas como forma de aprendizagem e não como injustiças, mudando os pensamentos, revendo as situaçoes pelo lado positivo, aceitando como forma de crescimento. Nossos pensamentos estao em constante aflição e defesa atraindo exatamente o que mais temia, mesmo quando aparentemente estamos tranquilo, pois o que vale é a crença secreta. Enquanto estiver se defendendo mentalmente contra esse tipo de medo, os fatos continuarão a acontecer, como se fosse perseguido pelo azar. Os rins são locais importantes, pois permitem uma escuta apurada de nós mesmos. Eles têm o mesmo formato que as orelhas e os pés: uma forma que é semelhante a uma semente. Observe a semelhança dos rins com as orelhas. Da mesma maneira que as orelhas descodificam as palavras que escutamos, os rins filtram o sangue, extraindo dele a água e os sais minerais excedentes, eliminando-os. Mas então, o que acontece quando temos problemas nessa região? A doença pode ser um esforço do corpo para se curar! Os sintomas podem resultar de uma palavra que precisa ser dita!

No caso comum do cálculo renal, podemos pensar que as pedras dos rins acontecem como resultado da sedimentação e da cristalização de determinadas substâncias presentes na urina em quantidade excessiva (ácido úrico, fosfato de cálcio, óxido de cálcio). Psicologicamente falando, a pedra bloqueadora, que é feita dessas substâncias, deveria ser expelida. Por não contribuir para o desenvolvimento do corpo, corresponde aos assuntos que já deveríamos ter solucionado e que não nos trazem mais nenhum benefício. Quando nos fixamos em assuntos do passado que não nos trazem nenhum benefício, isso promove uma estagnação, um bloqueio, uma pedra no rim.
Pessoas que não se desprendem dos acontecimentos envolvendo outras que fizeram parte no trabalho, nas amizades, na familia, nos relacionamentos amorosos, no passado. Vivem presas ao passado e impedem o fluxo da vida de circular livremente. Por terem se deixado ficar por muito tempo presa ao abuso de situações dolorosas, levam consigo os fantasmas do medo e o apego às complicações afetivas. Cultivar mágoas e criticar excessivamente os entes queridos passa a ser uma forma de vigiar as situações e impedir que os fatos se repitam. Essas críticas ocorrem de forma tão automática e muitas vezes veladas, que a própria pessoa não percebe que está agindo assim, em muitas ocasiões nem mesmo as formula verbalmente deixando-as no nível mente, em forma de pensamentos, indignando-se com as atitudes das pessoas que lhe são caras, sempre que diferem da sua aprovação.

 "CELEIRO DAS ENERGIAS ANCESTRAIS" 
 
O rim é o guardião do Jing, a energia ancestral, e por ter essa função é considerado a "raiz da vida". Jing é a sutil energia ancestral ou pré-celestial que os filhos recebem dos pais no momento da concepção. É ela quem determina a constituição de uma pessoa, como a sua força e sua vitalidade.
É um tesouro que deverá ser cuidado e bem guardado, para ser consumido ao longo da vida. Quando uma pessoa tem uma vida desregrada (uso de bebidas alcoólicas e drogas, trabalho físico e mental excessivos), essa energia será consumida mais rapidamente, resultando em pouca saúde, com o surgimento de possíveis desarmonias físicas e emocionais, além do envelhecimento prematuro: calvície, embranquecimento precoce dos cabelos e pele desvitalizada. 
A energia ancestral pode ser comparada a uma vela, que será acesa no momento da concepção e que se apagará no momento da morte. 
O rim além de abrigar o grande tesouro da ancestralidade, também tem a função orgânica de purificar o sangue e regular todos os líquidos corporais, além de produzir a medula e nutrir o cérebro e ossos. 
 
 
 O MEDO, INSEGURANÇA E INDECISÃO
 
"O que é o medo? Um produzido dentro da gente, um depositado; e que às vezes se mexe, sacoleja, e a gente pensa que é por causas: por isto ou por aquilo, coisas que só estão é fornecendo espelhos."   Guimarães Rosa -  Grande sertão: veredas
A emoção que domina e é dominada pelo rim é o medo, que pode vir acompanhada de insegurança, indecisão, desapontamento e choque. A Medicina Tradicional Chinesa diz que o medo faz o Qi – energia - descender. Nas crianças o medo pode se manifestar através da enurese noturna. 
As pessoas inseguras e indecisas podem apresentar algumas desarmonias típicas da deficiência energética do rim, como a ciatalgia, lombalgia, joelhos frios e fraqueza nas pernas, dificultando o movimentar na vida. O medo pode causar a inércia, levando à paralisação e a perda da capacidade de tomar decisões.
O rim pertence ao elemento água, que é representado pela ideia do movimento que busca o caminho mais fácil e que contorna os obstáculos, para chegar ao seu destino. Quando o medo torna-se crônico poderá haver uma grande acomodação na vida, sem lutas e pouca força de vontade.
 
 
FORÇA DE VONTADE E DETERMINAÇÃO
 
O rim abriga a "força de vontade": quando o rim está forte, a força de vontade também o será, pois a mente colocará o seu objetivo e o perseguirá. Mas, se o rim estiver debilitado, a força de vontade será afetada e a mente perderá a coragem para alcançar o seu propósito. A falta de força de vontade são aspectos da depressão mental.
 
RIM PEDE DESCANSO E REPOUSO 
 
A maior concentração energética no meridiano do rim é das 17 às 19 horas. É o horário que o organismo começa a mostrar o cansaço. Por ser o guardião da energia, o rim vai demonstrar através do cansaço, quando é que a energia está se declinando e pedindo descanso.
A estação que influencia o bom desempenho deste órgão é o inverno, quando prevalece a força da energia yin. O inverno convida ao descanso, repouso e à quietude, pois durante esta estação a natureza aproveita para recolher-se debaixo da terra, esperando a primavera para brotar e crescer.


Pense bem antes de emitir medo. preocupação, magoas ou pensamentos negativos, seu rim pode ser o mais prejudicado nessa historia. Nossa vida e feita de altos e baixos, todos os dias aprendemos algo que nos faz caminhar a estrada da vida seria mais saudavel que cuidarmos de nosso corpo protegendo ele de nos mesmo, assim evitaremos que adoença. Não alimente energias negativas remoendo coisas do passado ou acontecimento que muitas vezes podemos resolver do que ficar se lamentando ou reclamando. Se olhar por outro lado verá que existe uma resposta, uma solução e seu corpo agradecera ficando saudavel.
Uma dica muito boa e a meditação, fazer caminhada, ouvir musica, dançar, apreciar a natureza, isto ajuda a colocar em ordem nossos pensamentos alem de nos relaxar o corpo.
 
                                                                       

Sem comentários:

Enviar um comentário