sábado, 21 de março de 2020

19 de março  Dia do Pai.   
 São José com o Menino Jesus no colo

São José foi o pai adotivo de Jesus Cristo e o marido de Nossa Senhora, segundo o Novo Testamento. Descendente de David e carpinteiro de profissão, José de Nazaré, tornou-se num modelo de pai e de marido, um protetor da família. Conforme a Sagrada Escritura, José aceitou a tarefa misteriosa de criar e amar um filho que não era seu e que um dia salvaria o mundo.                                                                                                    
"Por ser José, seu marido, um homem justo, e não querendo expô-la à desonra pública, pretendia anular o casamento secretamente. Mas, depois de ter pensado nisso, apareceu-lhe um anjo do Senhor em sonho e disse: "José, filho de Davi, não tema receber Maria como sua esposa, pois o que nela foi gerado procede do Espírito Santo." (Mateus 1, 19-20)
São José terá morrido antes de Jesus ter começado a sua vida pública, pelos 30 anos, visto não se encontrarem mais registos sobre o santo no Novo Testamento e Jesus ter confiado a sua mãe aos cuidados de São João por altura da sua crucificação.
José acolheu a vontade divina e tornou-se o patrono da Igreja. Ele é também o padroeiro dos trabalhadores, dos carpinteiros, dos pais e das famílias. É por essa razão que o santo se celebra a 19 de março, no Dia do Pai.
O nome José, do hebraico Yosef, significa "Ele acrescentará", numa referência a Deus.


Oração a São José

Glorioso São José, esposo de Maria,
Concedei-nos a vossa proteção paterna,
Nós vos suplicamos
Pelo Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Vós, cujo poder se estende a todas as necessidades,
Sabendo tornar possíveis as coisas impossíveis,
Volvei Vossos olhos de pai
Sobre os interesses dos vossos filhos.
Fazei com que o seu êxito sirva
Para a glória de Deus
E Bem dos seus
Tão dedicados servos.
Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário