sábado, 22 de agosto de 2020

 



 Nossa Senhora Rainha          

22 de Agosto Dia de Nossa Senhora Rainha 

Nossa Senhora Rainha é um dos títulos de Maria, mãe de Jesus, segundo a Igreja Católica. Maria é invocada como rainha doze vezes: Rainha dos anjos, dos patriarcas, dos profetas, dos apóstolos, dos confessores, das virgens , dos mártires, de todos os Santos, da paz, concebida sem pecado original e levada aos céus.
Nossa Senhora Rainha é festejada em 22 de Agosto. Três das antífonas marianas mais conhecidas pelos cristãos invocam Maria com o título de RainhaSalve Rainhae Ave Maria. Entre estas, a mais conhecida é a Salve Rainha, composta por São Bernardo de Claraval, o último padre entre os padres latinos.
Contudo, ela não é considerada uma deusa pela Igreja Católica, nem pela Igreja Ortodoxa. Também, não faz parte da Santíssima Trindade, como alegam os islâmicos no Alcorão. Ela é venerada como Mãe de Deus, Teótoco e Bendita entre todas as mulheres da Terra.
Esta data é em homenagem a memória de Nossa Senhora Rainha, e foi instituída pelo Papa Pio XII, em 1954. Esta é uma das várias celebrações destinadas à Santa Maria, a Mãe de Deus.

Nossa Senhora Rainha é considerada a rainha de todos os anjos e homens, sendo desta forma homenageada pela Igreja. A sua festa litúrgica é celebrada sempre 8 (oito) dias após a Assunção de Nossa Senhora.

A explicação para o fato de Maria receber esse título está na tradição narrada no Antigo Testamento, onde a rainha não era a esposa do rei, mas sim a sua mãe.

Oração a Nossa Senhora Rainha

"Ó, Maria sem pecado concebida! A mais Preciosa Menina, Rainha das Maravilhas. Ajuda-me neste dia a ser sempre teu verdadeiro filho, para chegar um dia ao Deus da Vida. És Rainha do Céu e da Terra, gloriosa e digna Rainha do Universo a quem podemos invocar de dia e de noite, não só com o doce nome de Mãe, mas também com o de Rainha, como te saúdam no Céu com alegria e amor todos os Anjos e Santos. Nossa Senhora Rainha, Celeste Aurora, enviai a Luz Divina do Universo para me ajudar a resolver estes problemas (descrever resumidamente os problemas) Amém.”

Lenda do Alegrim

 

Ver a imagem de origem


A LENDA DO ALEGRIM


………..Dizem que quando a sagrada família fugiu para o Egito com Maria levando em seus braços o menino Jesus, as flores do caminho iam se abrindo à medida que eles passavam por elas. O lilás ergueu seus galhos orgulhosos e emplumados, o lírio abriu seu cálice. O alecrim, sem pétalas nem beleza, entristeceu lamentando não poder agradar o menino.
Cansada, Maria parou à beira do Rio e, enquanto a criança dormia, lavou suas roupinhas. Em seguida, olhou a seu redor, procurando um lugar para estendê-las.
– O lírio quebrará sob o peso, e o lilás é alto demais.
Colocou-as então sobre o alecrim e ele suspirou de alegria, agradeceu de coração a nova oportunidade e as sustentou ao Sol durante toda a manhã.
– Obrigada, gentil alecrim! – disse Maria.
– Daqui por diante ostentarás flores azuis para recordarem o manto azul que estou usando. E não são apenas flores te dou em agradecimento, mas todos os galhos que sustentaram as roupas do pequeno Jesus serão aromáticos.
“Eu abençoo folha, caule e flor, que a partir deste instante terão aroma de santidade e emanarão alegria.

sábado, 21 de março de 2020

19 de março  Dia do Pai.   
 São José com o Menino Jesus no colo

São José foi o pai adotivo de Jesus Cristo e o marido de Nossa Senhora, segundo o Novo Testamento. Descendente de David e carpinteiro de profissão, José de Nazaré, tornou-se num modelo de pai e de marido, um protetor da família. Conforme a Sagrada Escritura, José aceitou a tarefa misteriosa de criar e amar um filho que não era seu e que um dia salvaria o mundo.                                                                                                    
"Por ser José, seu marido, um homem justo, e não querendo expô-la à desonra pública, pretendia anular o casamento secretamente. Mas, depois de ter pensado nisso, apareceu-lhe um anjo do Senhor em sonho e disse: "José, filho de Davi, não tema receber Maria como sua esposa, pois o que nela foi gerado procede do Espírito Santo." (Mateus 1, 19-20)
São José terá morrido antes de Jesus ter começado a sua vida pública, pelos 30 anos, visto não se encontrarem mais registos sobre o santo no Novo Testamento e Jesus ter confiado a sua mãe aos cuidados de São João por altura da sua crucificação.
José acolheu a vontade divina e tornou-se o patrono da Igreja. Ele é também o padroeiro dos trabalhadores, dos carpinteiros, dos pais e das famílias. É por essa razão que o santo se celebra a 19 de março, no Dia do Pai.
O nome José, do hebraico Yosef, significa "Ele acrescentará", numa referência a Deus.


Oração a São José

Glorioso São José, esposo de Maria,
Concedei-nos a vossa proteção paterna,
Nós vos suplicamos
Pelo Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Vós, cujo poder se estende a todas as necessidades,
Sabendo tornar possíveis as coisas impossíveis,
Volvei Vossos olhos de pai
Sobre os interesses dos vossos filhos.
Fazei com que o seu êxito sirva
Para a glória de Deus
E Bem dos seus
Tão dedicados servos.
Ámen.

domingo, 15 de março de 2020

DIA 15 DE MARÇO 


Dia de Rhea, a Deusa Primal, a Grande Mãe Terra, criadora de todos os seres, deusa da vegetação e dos novos ciclos.



Originariamente, ela não tinha consorte, reinando como uma deusa tríplice com vários títulos designando suas funções: Britomartis, a Donzela; Dictyna, a Mãe e Corônis, a Anciã e senhora da morte. Com a chegada dos invasores helênicos, ela foi transformada na esposa do deus Cronos e mãe da maior parte das divindades do Olimpo. Cronos, o Pai Tempo, devorava seus filhos para garantir sua supremacia e chegou a castrar seu próprio pai Uranus. Nos mitos antigos, era a própria Deusa que consumia o tempo, trazendo a vida e a morte para a Terra.

Celebração da deusa Cibele, na Anatólia, festejando-se o renascimento da terra na primavera pela volta de Attis, amado de Cibele, do mundo dos mortos. O festival era seguido por nove dias de jejum, abstinências e orações, visando a renovação das pessoas.

Dia de oferendas para os Espíritos e as Ninfas das Águas nos países celtas.




*informações extraídas do livro “O Anuário da Grande Mãe”, de Mirella Faur. 

domingo, 1 de março de 2020


MARÇO
MES DE MARTE


Marte, o Deus romano da Guerra. Seu equivalente grego era Ares. Mas Marte possuía uma estatura moral bem maior do que seu correspondente grego. Em Roma, por exemplo, Marte era venerado como um dos principais deuses. Chegou a ser chamado de Deus Nacional.
Enquanto que na Grécia, Ares era considerado um Deus menor, fanfarrão e bruto.
Casado com Vênus, a Deusa do Amor e da Beleza, era também amante da vestal Ilia.
Possuía um escudo sagrado, caído dos céus e guardado no fórum de Roma pelo Papa.
Os outros símbolos de Marte são uma lança, um pica-pau, um lobo e um touro.
Filho de Juno e de Júpiter, Marte era pai de Romulo e Remo, fundadores de Roma.

Conta o mito que Juno, irritada e com inveja por Minerva ter saído espontaneamente da cabeça de Júpiter, quis também produzir um filho sem a participação de seu marido ou de qualquer outro homem. Foi então para o Oriente com a intenção de encontrar os meios propícios para que isso acontecesse. Mas no caminho, já cansada resolveu sentar ao pé do templo da Deusa Flora. Esta Deusa ouvindo seu desejo lhe mostrou uma flor maravilhosa e a qual só com um simples contato fecundava qualquer rmulher sem o auxílio de qualquer homem. E foi assim que Juno deu à luz, à Marte.

Marte era protetor dos campos e das colheitas. E o mês de Março era dedicado a ele. No primeiro dia do mês, os edifícios eram decorados com coroas de louro.