terça-feira, 24 de abril de 2018

O Dia de São Marcos Evangelista 25 de abril.
Imagem relacionada

São Marcos é um dos autores dos Evangelhos, assim como o primeiro bispo de Alexandria e o fundador do Cristianismo na África. Terá sido em sua casa que se realizou a Santa Ceia e o Pentecostes, onde se firmou a Igreja Católica.                                                   O santo acompanhou São Barnabé (seu primo), São Paulo e São Pedro nas viagens apostólicas destes. Discípulo de São Paulo e de São Pedro, que o considerou como um “filho” na sua primeira epístola, o seu poder evangélico não parou com a morte dos dois santos, tendo fundado comunidades cristãs no Egito, no Chipre e na Alexandria.                     Segundo a Igreja Copta, São Marcos terá nascido em Cirene, na Líbia, por volta do ano 10 a.C. e falecido a 25 de abril de 68 d.C., na Alexandria, martirizado por pagãos no regresso de uma missão evangélica.     São Marcos é apontado como santo padroeiro de Veneza (onde se encontram as suas relíquias), Egito e da freguesia de Calhandriz.                                  O símbolo deste santo evangelista é o leão.
Oração a São Marcos

Para proteção, dirigida a São Marcos Evangelista e São Manso


São Marcos me marque e São Manso me amanse. Jesus Cristo abrandou meu coração e removeu com seu sangue derramado por mim, todo o mal da minha alma. Assim como São Marcos e São Manso foram ao monte e nele estavam touros bravos e mansos cordeiros, os santos os fizeram presos e pacíficos nas moradas de suas casas, abaixo dos meus pés. Parafraseio as palavras de São Marcos e São Manso “Filho, pede aquilo que desejas e serás servido. Na casa que eu pousar, se tiver cão de fila, saia do seu caminho e coisa alguma irá se mover contra ti, nem viva nem morta. E batendo na porta com a mão esquerda, desejo que as portas para tua sanidade imediatamente se abram”. Jesus Cristo, nosso senhor que desceu da cruz, assim como Pilatos, Herodes e Caifás foram carrascos a vós, protegei-nos dos carrascos desse mundo em que vivemos agora. São Marcos e São Manso, abranda nossos espíritos para que não causemos danos injustos aos nossos inimigos e protegei-nos das pessoas que nos querem causar o mal, seja físico, espiritual ou moral. Prometo viver sempre sossegado em meu lar. Pelos caminhos e lugares por onde eu passar faz com que minha fé permaneça forte e me acompanhe todo tempo. Em nome do nosso Senhor Deus, Amém.



Sem comentários:

Enviar um comentário