sábado, 3 de fevereiro de 2018

Imagem relacionada
HISTORIA DO ALECRIM

Esta erva, nativa do mediterrâneo, é usada como tempero no mundo inteiro, possui um gosto cítrico e amadeirado, principalmente para temperar carnes brancas, como porco e galinha.
O alecrim é originário da Costa do Mar Mediterrâneo. É também conhecido pelo nome de “Rosmarinus” que lembra a denominação latina “ros marinus” – “rosa do mar”.
O nome Rosmarinus do latim significa “orvalho que vem do mar”, justificado pelas flores azuladas que inundam as praias do Mediterrâneo, lembrando o orvalho.
Além de ser símbolo de fidelidade entre namorados, era usado na Era Medieval para purificar os quartos de doentes. Pela reputação de estimular a memória, conta-se que estudantes gregos usavam ramos de Alecrim nos cabelos, quando submetidos a exames.
Para os romanos esta planta simbolizava o amor e a morte e por isto era plantada próximo à soleira das portas das casas. A igreja católica também o usava nos seus rituais, queimando-o como incenso.
Até hoje diz-se que o alecrim é um excelente amuleto contra o “mal olhado”.
Na culinária é recomendado para carnes de porco, cabrito carneiro e peixe. É usado também para aromatizar vinagres e óleos.
As flores do alecrim são utilizadas em chá contra a clorose (palidez na menstruação), histeria, inapetência, nervosismo, tosses, indigestão, bronquites e asma.
Como banho, é bom para problemas de pele. O chá provoca um suadouro. Purifica o sangue, tônico do coração. Estimulante, antiespasmódico e ligeiramente diurético. Atua como colagogo (sobre a secreção biliar), para dor de cabeça, cansaço físico e mental. Equilibra a pressão arterial. Problemas renais. Problemas digestivos. Faça um chá (infusão – água quente sobre a planta, tapar, deixar de 10 a 15 minutos) com as folhas.
Externamente combate as dores articulares, contusões, entorses e dores reumáticas.
O óleo do alecrim é bom para o cabelo; ou pode-se utilizar o chá da planta como banho capilar (não todos os dias – alterne com outros tipos de chás). Estimula a circulação do couro cabeludo e o crescimento de cabelos (mais detalhes), sendo usado contra caspa e para prevenir contra a queda excessiva dos fios. Fortifica o couro cabeludo
Cosmética: embeleza e rejuvenesce o cabelo e o corpo.
Contra-indicação:
O uso interno prolongado pode provocar gastro enterites e nefrites.

Pode ser usado o pé todo.
As folhas auxiliam no tratamento da clorose, palidez na menstruação, falta de apetite, medo, nervosismo, digestão difícil, tosse, bronquite e asma. Usa-se também fazer o banho para eliminar impurezas da pele e afecções diversas. O chá do alecrim limpa e afina o sangue, auxilia no tratamento do coração e elimina o reumatismo.Indicado também contra a falta de apetite e problemas intestinais. Ajuda em casos de hepatite, amenorreia e dismenorreia. Para esgotamento cerebral e depressão leve.
Uso:
Colher, secar na sombra (o sol queima a planta) e tomar o chá por 7 dias. Descansar 3 dias e repetir outras vezes do mesmo modo. Tomar um copo por dia, em pequenos goles.
Ação: diurético, estimulante geral do corpo e do couro cabeludo, antirreumático, tônico da circulação e do sistema nervoso, redutor da formação de gases e anti-inflamatório.
Observação: Por ter um sabor muito forte, deve ser usado com moderação.


LENDAS E MITOS

Conta-se que numa viagem Nossa Senhora sentou-se à sombra de um alecrim para dar de mamar ao menino Jesus: por isso acredita-se que a planta nunca atinja altura superior à de Jesus adulto.
Outro conto diz que a Bela Adormecida foi acordada pelo príncipe com um ramo de alecrim.
Os gregos usavam coroas de alecrim em festas, como símbolo da imortalidade.
A crendice popular usa o alecrim para afastar olho gordo, erva da juventude eterna, do amor, amizade e alegria de viver. Erva colocada debaixo do travesseiro afasta maus sonhos.
Tocar com alecrim na pessoa amada faz ter seu amor para sempre.


Uso medicinal

Como chá, o alecrim tem um sabor um pouco amargo e é quente, ou seja, tem uma ação fortificante e aquecedora sobre todo o organismo, particularmente o aparelho digestivo, revigorando, aumentando a disposição e a energia, agindo como um anti-depressivo nos casos de esgotamento físico e mental.
Combate a diabetes e tem propriedades antirreumáticas.
Também ativa as funções do pâncreas e estimula a circulação.
Alguns dizem que tomado quente acalma a tosse.
Externamente, serve para desinfetar feridas e ajudar na cicatrização.
Bom para os rins e vesícula e equilíbrio da pressão arterial, auxiliando a boa circulação; auxilia nos estados de depressão, dores reumáticas, digestão, facilita menstruação, combate gota, icterícia é antisséptico, sedativo, fortalece a memória. Bochechos de infusão são recomendados para aliviar aftas, estomatites e gengivites.
Para asma
Fumo de alecrim ( reduzir a pedaços pequenos as folhas secas.
Fazer cigarro e fumar quando ameaçar ataque de asma).
Para reumatismo, eczemas e contusões: folhas cozidas no vinho usadas externamente.
Antisséptico bucal: infusão comum.
Para sarna
Infusão bem forte aplicada externamente.
Cicatrizante de feridas e tumores: folhas secas reduzidas a pó ou suco.
Como medicação, só se utilizam folhas de alecrim.
Galhos floridos secando num vaso na casa estimula a memória.

Uso culinário

Aves e carnes brancas, carneiros, peixes, batatas, omeletes e molhos. Carnes de caça, frutos do mar, pães. o famoso “néctar dos deuses” parece que é o mel de alecrim Cosmética
Vinagre de alecrim ou chá bem forte no cabelo depois de lavado estimula a saúde dos folículos capilares e evita a calvície; xampu para fortificar.
Na pele, restabelece o ph natural (é ligeiramente adstringente).
Óleo de alecrim é bom para passar no corpo pós banho.
Creme para lábios sensíveis:
1 col café de manteiga de cacau, 1/3 de col de café de glicerina, essência de alecrim.
Derreta a manteiga, misture a glicerina e o alecrim. Impede rachadura dos lábios ou irritação.
Tônico facial de alecrim
1,5 xícara de água, 1 maço de alecrim, 1/2 dose de conhaque. Ferver o alecrim na mistura de água e conhaque por 15 minutos. Filtre e conserve em vidro escuro.
Para pele precocemente envelhecida: 50 gramas de alecrim em infuso em 1 litro de água por 10 minutos. Coe e faça compressa no rosto após a limpeza.

Uso caseiro

Inseticida natural, plantado na horta protege as outras plantas.
Ramos de alecrim frescos, colocados entre as roupas defendem-nas de ataque de traças.
Desinfetante de alecrim: ferver folhas e pequenos caules de alecrim por meia hora.
Quanto menos água mais concentrado. Espremer e usar para limpar louças e casas de banho.
Para desengordurar melhor, misturar um pouco de detergente. Guardar na geladeira, dura uma semana.

Aromaterapia

O óleo essencial de alecrim é utilizado para dores musculares, reumatismo, artrite, prisão de ventre, tosse, sinusite, resfriado, bronquite, enxaqueca, deficiência de memória, cansaço.
Efeitos colaterais: Não é indicado durante a gravidez e nem para epiléticos; em caso de overdose pode causar gastroenterites e/ou nefrites.

Na religião

São tomados banhos de alecrim.
Nos adultos repele o sexo feminino .É usado pelas mulheres para atrair o sexo masculino.
Em crianças com menos de 7 anos é muito benéfico e recomendado para acalmar e espantar olho grande.
Uso mágico: Afasta olho gordo, erva da juventude eterna, do amor, amizade e alegria de viver.
Erva colocada debaixo do travesseiro afasta maus sonhos. Tocar com alecrim na pessoa amada faz ter seu amor para sempre.Poção de amizade leva alecrim.

INSENSO: Alecrim: Ajuda a superar os problemas afetivos e a enfrentar o cansaço, o desânimo e a tristeza. Deve ser usado sempre que você se sentir desmotivado ou infeliz.
Alecrim:
Ajuda a superar os problemas afetivos e a enfrentar o cansaço, o desânimo e a tristeza. Deve ser usado sempre que você se sentir desmotivado ou infeliz.






Anjo Vehuiah

O Anjo Vehuiah é o anjo da vontade e novos começos é invocado para que você consiga concretizar as coisas mais difíceis em sua vida.

Resultado de imagem para anjo vehuiah

O anjo Vehuiah é quem cuida da vontade divina. Ele tem a capacidade de ajudá-lo a iniciar um projeto. Ele trará aquele fogo criativo que cada ação de nossas vidas precisa, o sucesso na vida e em todas as suas criações, traz energia para a nossa vida. Ele irá preenchê-lo com abundância, coragem e bravura para começar e terminar qualquer coisa que tenha em mente.
Ele influencia a vida desses povos apenas sendo seu anjo da guarda. Se você nasceu nesse período, então você deve ser uma pessoa muito curiosa, gosta de experimentar coisas novas e começar novos projetos. Você é um curandeiro. Suas mãos foram criadas para curar a si mesmo e aos outros. O Anjo da guarda Vehuiah irá ajudá-lo a ver a parte positiva da sua vida. Este é o anjo da guarda de todos os que nasceram entre o dia 21 e 25 março. Pode também rezar-se ao anjo Vehuiah nos dias 3 de junho e 18 de agosto, 30 de outubro e 9 de janeiro.
Se você não nasceu nesse período, você também pode pedir a ajuda e a presença de Vehuiah em sua vida. Portanto, se precisar de vontade e ambição para iniciar um projeto, reze pela sua ajuda. Se falhar muitas vezes, este anjo tem o poder de trazer sucesso para o seu negócio, projeto ou vida.

Oração

Divino Anjo Vehuiah, dá-me iluminação, clareia minha mente para que eu possa ver com facilidade todos os factos ao meu redor. Que eu realize todo o meu trabalho com muita serenidade. Se houver alguém que me queira prejudicar, me protege para que eu nunca seja atingido pelo mal dos meus inimigos, hoje e sempre. Amen.
Peça a esse anjo que lhe traga criatividade e sensibilidade para realizar os seus projetos mais difíceis e capacidade de empreendimento. Solucionar problemas difíceis, e aos seus protegidos o dom da cura, dons artísticos e espírito inventivo. Peça que traga a originalidade e ajude a entender e superar os momentos difíceis na vida através da compreensão e aceitação dos fatos.