domingo, 17 de janeiro de 2021

 

16 DE JANEIRO





DIA INTERNACIONAL DA COMIDA PICANTE



Dia Internacional da Comida Picante é proporcionar surpresas ao paladar. Lembre-se que a variedade é o tempero da vida. Confecione pratos com malaguetas, chili, pimenta e outros ingredientes picantes para dar um sabor extra à comida e descobrir novas combinações deliciosas.
À comida picante são apontados vários benefícios, desde o consumo de energia do corpo, e consequente emagrecimento, ao fortalecimento cardiovascular. 
Estas são duas razões para dar uma hipótese à comida picante, nem que seja só neste dia.
Tanto pode convidar os amigos e os familiares a provar os seus pratos, como pode almoçar ou jantar fora e experimentar diferentes cozinhas, como a mexicana, a crioula, a indiana e a tailandesa, que são conhecidas pela mistura de ingredientes.
Tenha, porém, o cuidado de ter bebidas à mão em boa quantidade, para o caso de o calor apertar.

sábado, 16 de janeiro de 2021

 SANTO ANTAO

PADROEIRO DOS ANIMAIS DOMESTICOS

Hoje dia 17 de Janeiro comemoramos o dia de Santo Antão.

Santo dos animais doméstico sabe-se muito pouco sobre sua historia. Nasceu no ano de 252, em Keman, no Egipto. Faleceu em 356, aos 104 anos de idade. 
António do Deserto como era conhecido, nasceu na cidade de Conam, no coração do 
antigo Egito, em 251, e batizado com o nome de Antão. Era o primogênito de uma família cristã de camponeses abastados e tinha apenas uma irmã.
A fama de sua extraordinária experiência de vida santa no deserto, correu o mundo. Passou a ser o modelo do monge recluso e chamado, até hoje, de "pai dos monges cristãos".
António não deixou de ser procurado também pelo próprio clero, por magistrados e peregrinos que não abriam mão de seus conselhos e consolo. Até o imperador Constantino e seus filhos estiveram com ele.
Mas, o corajoso António esteve em Alexandria duas vezes: em 311 e 335. A primeira para animar e confortar os cristãos perseguidos por Diocleciano. E a segunda, para defender seu discípulo Atanásio, que era o bispo, e estava sendo perseguido e caluniado pelos arianos e para exortar os cristãos a se manterem fiéis à doutrina do Concílio de Nicéia de 325.
Ele também profetizou sua morte, depois de uma última visão de Deus com seus santos, que ocorreu aos cento e cinco anos, em 17 de janeiro de 356, na cidade de Coltzum, Egito. António do Deserto ou Antão do Egito, foi colocado no Livro dos Santos para ser cultuado no dia de sua morte. Santo Atanásio foi o discípulo e amigo que escreveu sua biografia, registrando tudo sobre o caráter, costumes, obras e pensamento do monge mais ilustre da Igreja Católica antiga.
As suas relíquias são conservadas na igreja de Santo António de Viennois, na França, onde os seus discípulos construíram um hospital e numerosas casas para abrigar os doentes abandonados. Mais tarde, se tornaram uma congregação e receberam o nome de "Ordem dos Hospedeiros Antonianos", que atravessou os séculos, vigorosa e prestigiada.
Antes de morrer, Santo Antão disse a seus discípulos: 
"Lembrai-vos dos meus ensinamentos e do meu exemplo, evitai o veneno do pecado e conservai integra a vossa fé viva na caridade como se tivesse que morrer a cada dia".

MAGIA DOS ANIMAIS

Viver com um bicho de estimação pode ser uma experiência inesquecível para as crianças.
Os benefícios sociais e físicos do convívio com os animais são tantos que até parece magia. Para além disso, o contacto com animais ajuda a relaxar e a diminuir os índices de ansiedade. Segundo alguns estudos, contribui inclusivamente para diminuir os valores da tensão arterial, os níveis de colesterol e triglicerídeos, melhorando os indicadores de stresse a nível cardiovascular.
Além disso, os animais de estimação também ajudam a criança a preparar-se emocionalmente para as situações da vida, pois confrontam-na, de uma forma acelerada, com as suas principais fases: nascer, crescer, adoecer, sofrer acidentes, até morrer. Nesta convivência saudável e necessária, surgem novas perguntas e conhecimentos. 
Cristina Fernandes é mãe e veterinária e testemunha estas questões com a sua filha Sara, de dois anos e meio: Ela já assistiu à gravidez de uma cadela e já sabe que o bebé cresce dentro da barriga, que depois nasce e mama. A minha sogra tem mais seis netos e diz que a Sara é muito precoce em saber, por exemplo, que a avó é a mãe da mãe. E eu acho que ela tem noção desta ‘hierarquia familiar’ por assistir rapidamente a essa evolução com os animais com que convive na quinta da minha mãe.

terça-feira, 5 de janeiro de 2021



As festas natalinas chegaram ao fim e a virada do ano acabou de acontecer. Temos que desmontar a árvore de Natal e guardar os enfeites. A data para dar adeus ao Natal é 06 de janeiro, o Dia dos Reis Magos.





Os Reis Magos Belchior, Baltazar e Gaspar podem não ter sido reis e nem se sabe se eram mesmo três. Provavelmente, era um grupo de sacerdotes da religião zoroástrica da Pérsia ou apenas conselheiros que tinham conhecimento em astrologia. O caso é que o significado dos Três Reis Magos vai muito além dos fatos e da história.
Os nomes deles já representam a importância do acontecimento: 
Gaspar significa “aquele que vai inspecionar”, 
Belchior, “meu rei é luz”, e 
Baltazar, “Deus manifesta o rei”. 
Pretendia-se que eles representassem os reis de todo o mundo, então cada um era de uma etnia e idade diferente.
De acordo com a lenda, o africano Baltazar, de 30 anos, o asiático Gaspar, de 15, e o europeu Belchior, de 40, foram os primeiros a visitar o menino Jesus. Eles descobriram que se tratava do nascimento de um rei por causa da Estrela de Belém, e antes mesmo de partirem em busca do Cristo, foram ao palácio do rei Herodes, em Jerusalém. Este, que nada sabia, sentiu-se alarmado e pediu aos magos que o encontrassem.

Os magos ofereceram três presentes ao menino Jesus: ouro, incenso e mirra, cujo significado é simbolismo espiritual. O ouro simboliza as riquezas e poder material, o incenso representa fé, espiritualidade e religião e a mirra a purificação e limpeza do espirito. Dos presentes dos Reis Magos é que surge a tradição de troca de presentes no Natal ou fim de ano. 
Vamos aproveitar o Dia de Reis para pedir suas bênçãos e boas energias a nossos pedidos, através de simpatias e oração.

Oração aos Reis Magos

Ó amabilíssimos Santos Reis, Baltazar, Melquior e Gaspar! Fostes vós avisados pelos Anjos do Senhor sobre a vinda ao mundo de Jesus, o salvador, e guiados até o presépio de Belém de Judá, pela divina estrela do céu.
Ó amáveis Santos Reis, fostes vós os primeiros a terem a ventura de adorar, amar e beijar a Jesus menino, e oferecer-lhe a vossa devoção e fé, incenso, ouro e mirra. Queremos, em nossa fraqueza, imitar-vos, seguindo a estrela da verdade.
E descobrindo a menino Jesus, para adorá-lo. Não podemos oferecer-lhe ouro, incenso e mirra, como fizestes. Mas queremos oferecer-lhe o nosso coração contrito e cheio de fé católica. Queremos oferecer-lhe a nossa vida, buscando vivermos unidos à sua Igreja. Esperamos alcançar de vós a intercessão para receber de Deus a graça que tanto necessitamos.

(Fazer o pedido em silêncio).

Esperamos, igualmente, alcançarmos a graça de sermos verdadeiros cristãos. Ó bondosos Santos Reis, ajudai-nos, amparai-nos, protegei-nos e iluminai-nos.
Derramai vossas bênçãos sobre nossas humildes famílias, colocando-nos debaixo de vossa proteção, da Virgem Maria, a Senhora da Glória, e São José. Nosso senhor Jesus Cristo, o menino do presépio, seja sempre adorado e seguido por todos. 
Amém!


Simpatia das maçãs para garantir fartura e sorte o ano todo

No dia 06 de janeiro, antes da meia-noite, sirva sobre uma toalha branca e nova quatro pratos com maçãs, uma para você e uma para cada rei mago. Coma a sua. No dia seguinte, dê uma nota de qualquer valor e uma das maçãs dos reis a uma criança, e outra nota e as duas maçãs restantes a um mendigo.
Deposite uma terceira nota de dinheiro na caixa de esmolas de uma igreja e guarde uma nota na sua carteira outra até o final do ano. Aí você doa esta nota e refaz a simpatia.


Simpatia dos Reis Magos para boas energias

No Dia dos Santos Reis faça esta simpatia para trazer sorte, amor, dinheiro, paz e o alívio de sofrimentos. Escreva com lápis, no batente superior da porta da entrada de casa, os nomes dos Reis Magos (Baltazar, Gaspar e Melquior), um ao lado do outro. 
Faça a oração abaixo para proteção da casa e família.
“Assim como trouxeram luz para Jesus, que tragam boas energias para a minha casa, protegendo os meus familiares. Amém”.

Tenha uma boa sorte e que 2021 seja de boas novas e todas as realizações.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

DIA PRIMEIRO DE CADA MES  

DIA DE ASSOPRAR CANELA




O primeiro dia do mês assopre canela na porta!
Com apenas um punhado de canela em pó,
é possível fazer essa simpatia para atrair prosperidade
em todas as áreas da sua vida.
Vale lembrar que prosperidade não significa apenas dinheiro. Você pode ser uma pessoa com saúde, amizades e relacionamentos amorosos prósperos, não é mesmo?
Portanto, ao fazer a simpatia de soprar canela, mentalize o que você quer para a sua vida neste mês que está começando.
Tenha fé no resultado e, a partir de hoje, pense mais positivo. Decerto você terá grandes realizações!
Como você se sente agora?
Se não está tão bem quanto gostaria.
Concentre-se em seus sentimentos para alterá-los
e mudar a sua vibração mental.
Quando você pensa positivo e acredita em elevar o seu espírito, você pode conseguir o que quiser. Mas, para isso, não deixe de assoprar canela no primeiro dia do mês.
Você deve colocar um punhado de canela em pó na palma
da sua mão direita, e se dirigir até a porta de entrada da sua residência ou do seu estabelecimento comercial.
Mentalize a prosperidade para todos que habitam na residência ou que trabalham no seu estabelecimento comercial.
Antes de assoprar a canela, repita com confiança

“Quando essa canela eu soprar, a prosperidade aqui irá adentrar.
Quando essa canela eu soprar, a fartura virá para ficar.
Quando essa canela eu soprar, a abundância aqui irá morar!”

Por fim, assopre a canela de fora para dentro, sentindo a energia vibrante do seu sopro e com fé, recebendo a resposta conspiratória do universo para que seja feito assim como você pede.
Deixe o pó da canela que você assoprou no chão da entrada da casa até o fim do dia 1º. No dia seguinte, pode varrer normalmente.
Assim, o significado de prosperidade vai muito além de dinheiro e qualquer bem material.
Prosperidade é abundância de amor, saúde, paz,
felicidade, sucesso na vida e tudo o que você desejar.

Então, espere os resultados da simpatia com muita positividade. Boa sorte tenha muita fé.

 


ORQUIDEAS

As orquídeas são preciosidades, repletas de significados místicos e esotéricos, saídas do seio dessa tão original família Orchidaceae.
Essa é uma família que abriga especies que caracterizam-se pelas suas impressionantes variedades de formas (não igualadas na natureza), e que ainda podem ser encontradas em praticamente todos os continentes, com exceção, obviamente, da misteriosa e quase inalcançável Antártida.
Bastante afeitas ao clima tropical, elas costumam ser apreciadas como flores ornamentais – são retiradas dos seus habitats naturais (as superfícies das árvores, onde crescem sem parasitá-las) para compor a paisagem de belíssimos jardins, singulares canteiros de flores ou mesmo para dar um toque de originalidade à decoração de casas e apartamentos.
Mas o que também chama bastante a atenção nas orquídeas são os seus significados místicos e esotéricos. Significados como o adotado na Grécia Antiga, por exemplo, que afirmava que as orquídeas teriam fantásticos poderes afrodisíacos, graças à estranha semelhança encontrada entre algumas espécies e os testículos humanos.
Não por outro motivo, elas passaram a ser usadas como enfeites pelas moças à procura do seu amado, mas também pelas mais experimentadas na vida, que agora utilizavam-se das suas belas formas e cores para expressar a segurança da mulher madura, próspera, rica e independente.   
Isso sem contar a curiosa crença dos astecas de que uma mistura de orquídeas com chocolate lhes daria poder e virilidade. Ou a dos chineses e mongóis, para os quais um bom prato de orquídeas poderia livrá-los de toda e qualquer enfermidade que acometesse as vias respiratória.
Mas as orquídeas chegaram até os nossos dias com um forte significado de sexualidade feminina, beleza, sensualidade, amor carnal, luxúria, vaidade, vigor, beleza física, força, entre outras qualidades geralmente ligadas aos impulsos de vida e de morte.

O Significado Místico e Esotérico das Orquídeas


Como dissemos, não são poucos os significados místicos e esotéricos de espécies como as orquídeas, que ainda se não bastasse, possuem a singular preferência por desenvolver-se nos lugares mais improváveis, como as fendas de paredões, superfícies de imensas árvores, topos de montanhas, grutas, cavernas, entre outros locais semelhantes.
Mas isso não é tudo! 
As orquídeas – também supostamente – teriam o poder de potencializar o “chakra coronário”, e com isso produzir uma espécie de abertura dos sentidos, capaz de facilitar uma comunicação mediúnica e introduzir um indivíduo no magnífico, porém insondável, universo das entidades espirituais.
Também o que se diz é que as orquídeas teriam sido citadas pelo mestre Confúcio (551 a.C. a 479 a.C.), o “filósofo dos filósofos da China”, para o qual algumas espécies seriam capazes de estimular determinados aspectos espirituais dos homens.
Mas elas também produziriam efeitos práticos no organismo, como a Arpophyllum spicatum, com a sua imensa capacidade de combater transtornos intestinais. A variedade Phalaenopsis, incomparável, segundo eles, para tratar de problemas respiratórios. Ou mesmo a Encyclia citrine, sem dúvida de grande auxílio à medicina chinesa do séc. 11 a.C., no tratamento de lesões inflamadas.
Na Grécia Antiga, como dissemos, elas jamais faltavam nas prateleiras dos mestres esotéricos, dos alquimistas e dos sacerdotes místicos, pois era com a ajuda delas que eles produziam as suas excelentes poções mágicas.
Elas devolviam (ou concediam) a virilidade perdida, ofereciam às mulheres as suas tão propaladas propriedades afrodisíacas, combatiam problemas respiratórios, concediam a um indivíduo vigor físico, entre outros benefícios que nenhuma outra espécie podia conceder.
As cores das orquídeas, por exemplo, possuem significados místicos e exotéricos geralmente ligados ao desejo sexual, amor romântico, desejo de iniciação sexual, passagem à puberdade, ternura, sedução, além de outros sentimentos instintivos que geralmente apresentam-se na forma de sonhos.
Elas seriam uma verdadeira “ponte” entre o Ser e as dimensões espirituais! Uma formidável potencializadora dos fatores energético e emocionais de um indivíduo.
Uma espécie dignamente assentada no topo evolutivo do Reino Plantae! E que por isso teria o poder de atuar livremente sobre os corpos sutis, que fazem as vezes de canal entre o homem e o Universo.

As Lendas com Significados Místicos e Esotéricos que Envolvem as Orquídeas

Conta-se que, num belo dia, uma deusa surgiu entre as rochas e pedregais do litoral da Ilha de Java, a deslizar, serenamente, com o seu belíssimo xale por sobre uma bela vegetação composta por diferentes espécies de carvalhos, nogueiras, magnólias, lichias, sândalos, entre outras espécies que ali recebiam os poderosos e vigorosos raios do sol.
No entanto essa visita teria sido breve. A deusa não demorou-se a ir embora, porém deixando sobre uns galhos o seu xale; ali, solitário e formoso; a receber todo o potencial vigoroso do sol e dos demais nutrientes da natureza.
O que ocorreu a seguir foi que, de uma forma totalmente mágica, o artefato transformou-se numa orquídea, uma das espécies mais exóticas e misteriosas com as quais a natureza já nos presenteou. A lenda nos diz ainda que essa bela orquídea (a primeira) teria sido alvo do desprezo dos homens, e por isso acabou morrendo, ali mesmo, abandonada, exposta ao escárnio e à indiferença dos indivíduos. 
Mas a deusa, comovida pelo tão belo resultado que deixou em sua passagem pela terra, simplesmente fez ressuscitar a orquídea, devolvendo-lhe todo o vigor e a exuberância perdidos, para que, a partir desse dia, ela florescesse em praticamente todos os continentes, até transformar-se, em nossos dias, em uma das mais apreciadas espécies de flores ornamentais.
Outra lenda, com significado místico e esotérico também sobre as orquídeas, conta que nas distantes e impenetráveis regiões da Indochina vivia uma bela virgem, Hoan-Lan, que, movida por um orgulho e vaidade indescritíveis, divertia-se em despedaçar os corações dos jovens apaixonados.
Um desses miseráveis foi o atormentado Kien-Fui, que, num desses arroubos de paixão pela doce Hoan-Lan, dispôs-se a trabalhar durante anos as mais belas pedras preciosas para presenteá-la, na esperança vã de que pudesse despertar-lhe o amor e a consideração.
Ledo engano! Pois, apesar de usufruir dos seus presentes, a jovem não hesitou em rir da sua ingenuidade e desdenhar do seu amor, o que fez com que Kien-Fui simplesmente acabasse com a sua vida, atirando-se nas águas agitadas de um rio.
Mas, como nenhum gesto permanece para sempre sem efeito e sem a sua devida paga (nessa ou em outra vida), as atitudes da jovem logo chamaram a atenção do Deus dos Deuses, o Deus das Cinco Flechas, o Onisciente e Onipotente, que de imediato decidiu que tal comportamento da jovem não poderia passar impune.
E a sua pena foi que ela deveria apaixonar-se perdidamente pelo desprezível e sedutor Mun-Cay, o “amante de muitas mulheres”, o insensível que iria ser aquele que despedaçaria o seu coração.
Tal desprezo do seu amado moveu-a a solicitar o auxílio de uma feiticeira, que acabou por exigir-lhe que vendesse a sua alma, em troca de, por vingança, transformar o sedutor Mun-Cay em uma árvore!
E foi o que aconteceu, para o desespero de Hoan-Lan, que viu-se ainda mais apaixonada, a ponto de pedir que, por piedade, um ente espiritual da natureza a transformasse numa flor – uma estranha, enigmática e exótica orquídea -, para que assim, em vez de entregar a sua alma à feiticeira, pudesse viver para sempre junto ao seu amado.
E ela viveu! Com as suas belas pétalas de uma indescritível cor lilás! Mas que, com as suas formas belíssimas, apenas serviriam para exemplificar a vaidade, o orgulho e a presunção; sentimentos com os quais muitas mulheres vivem as suas vidas.
Gostou desse artigo? Deixe a resposta em forma de um comentário. E aguarde as próximas publicações do blog.

Propriedades mágicas das orquídeas


Orquídea: um sapato da deusa do amor.
As orquídeas ajudam a mulher a tornar seu mundo mais radiante e puro, transformando-se em talismãs de relacionamentos longos e fortes em que um homem é fascinado pela sua escolhida, e cada novo dia torna seus sentimentos apenas mais fortes.
Flores e plantas que possuem uma energia especial “viva” podem afetar positivamente ou negativamente seus donos.
A orquídea é uma das flores mais misteriosas e místicas do mundo. Habitantes da Nova Zelândia acreditavam na origem sobrenatural das orquídeas: eles acreditavam que essa flor era composta de fragmentos de diamante do arco-íris.
De acordo com antigas crenças chinesas, a orquídea ajuda a expulsar forças impuras, problemas e doenças da casa e da vida de uma pessoa.
O nome da flor “orquídea” vem da consoante “orchis”, que em grego representa glândulas seminais masculinas. A mulher que tem orquídeas em casa possui um apelo e sexualidade especiais.
Orquídeas no buquê de casamento e no interior do salão de matrimônio “programam” o futuro casamento para ser longo e feliz. Flores vivas de orquídeas no cabelo da noiva vão encantar o noivo e tornar a garota verdadeiramente divina e única.

Amuletos e talismãs de orquídea

Nos tempos antigos, flores, sementes, raízes, tubérculos, caules e folhas de orquídeas eram amplamente utilizados na magia aplicada e tradicional. Na Papua Nova Guiné, a crença é de que a orquídea ajuda em muitas doenças venéreas: nas Molucas, costumavam fazer uma poção de amor a partir de sementes de orquídeas.
Em muitas tribos africanas, raízes secas de orquídea eram queimadas para afastar maus espíritos e pesadelos. Um saco de tubérculos e raízes de orquídeas de um certo tipo (Dactylorhiza) até hoje é considerado um dos amuletos mais fortes.
Na Índia, onde as cobras sempre foram um grande problema, usar um colar ou cinto feito de orquídeas secas do gênero Eulophia sempre foi considerado a única maneira segura de evitar uma picada mortal. A orquídea baunilha planifolia era originalmente usada no México como um amuleto que protegia os viaNa Europa Central, existem histórias sobre caçadores de tesouros que sempre carregavam nos bolsos os tubérculos de orquídeas. Por exemplo, na Escócia, eles faziam amuletos a partir de tubérculos da orquídea Orchis mascula.
Acreditava-se que essas plantas, assim como os tubérculos de algumas outras orquídeas europeias, eram eficazes contra todos os feitiços malignos e, especialmente, contra feitiçarias que visassem prejudicar a potência masculina e causar a infertilidade feminina.

Como cultivar orquídeas ?

Cultivar uma orquídea em casa não é algo para os preguiçosos: a orquídea requer cuidados especiais, mas também traz uma verdadeira magia na vida de sua dona. Como manter e cuidar adequadamente de uma orquídea?
A orquídea, bem como uma linda mulher, requer atitude e cuidado especial, então, para os iniciantes, recomenda-se tentar o cultivo da phalaenopsis – com os devidos cuidados, essa variedade floresce cerca de seis meses por ano e é mais adaptada para ser mantida em casa.
Lembre-se de que a orquídea é uma epífita. Ou seja, sob condições naturais, ela cresce em outras plantas, geralmente em árvores. Portanto, ela deve ser plantada não no solo, mas em um substrato especial que pode ser comprado pronto ou preparado em casa.

Gostou desse artigo?
Deixe o seu comentário ou sugestão. 
Aguarde as próximas publicações. Bem vindo 2021 

 




Deus do céu  -  Zeus

Zeus é o principal deus da mitologia grego. É o governante do Monte Olimpo e rei dos homens e dos deuses. Senhor do céu e da chuva, Zeus é também o deus do trovão e enviava tempestades à Terra para simbolizar sua fúria. Zeus teve muitos filhos com humanos, entre eles Hercules e Perseu.

Zeus, na mitologia grega, era considerado o Deus do céu e governante dos deuses do Olimpo. Era a fonte de poder real, o sustentador de todas as instituições ligadas ao Estado, amigo e patrono dos príncipes. Além disso, Zeus era conhecido como o protetor do povo, pois vigiava toda a comunidade.

 

      Dia da Confraternização Universal




1 de Janeiro de 2021 (Sexta-feira)

A Confraternização Universal ou
Dia da Confraternização Universal 
Comemorado no dia 1º de janeiro de cada ano e é um feriado cívico. O significado da celebração que dá as boas-vindas ao novo ano reflete o desejo de união entre os povos.





Origem do Dia da Confraternização Universal

Com a Lei Nº 108, de 29 de outubro de 1935, no governo do presidente Getúlio Vargas, o primeiro dia do ano foi consagrado à comemoração da fraternidade universal e foi estabelecido como feriado nacional.
Embora muitas fontes divulguem que o Dia da Confraternização Universal tenha sido criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data não consta no seu calendário.