sábado, 22 de agosto de 2020

 



 Nossa Senhora Rainha          

22 de Agosto Dia de Nossa Senhora Rainha 

Nossa Senhora Rainha é um dos títulos de Maria, mãe de Jesus, segundo a Igreja Católica. Maria é invocada como rainha doze vezes: Rainha dos anjos, dos patriarcas, dos profetas, dos apóstolos, dos confessores, das virgens , dos mártires, de todos os Santos, da paz, concebida sem pecado original e levada aos céus.
Nossa Senhora Rainha é festejada em 22 de Agosto. Três das antífonas marianas mais conhecidas pelos cristãos invocam Maria com o título de RainhaSalve Rainhae Ave Maria. Entre estas, a mais conhecida é a Salve Rainha, composta por São Bernardo de Claraval, o último padre entre os padres latinos.
Contudo, ela não é considerada uma deusa pela Igreja Católica, nem pela Igreja Ortodoxa. Também, não faz parte da Santíssima Trindade, como alegam os islâmicos no Alcorão. Ela é venerada como Mãe de Deus, Teótoco e Bendita entre todas as mulheres da Terra.
Esta data é em homenagem a memória de Nossa Senhora Rainha, e foi instituída pelo Papa Pio XII, em 1954. Esta é uma das várias celebrações destinadas à Santa Maria, a Mãe de Deus.

Nossa Senhora Rainha é considerada a rainha de todos os anjos e homens, sendo desta forma homenageada pela Igreja. A sua festa litúrgica é celebrada sempre 8 (oito) dias após a Assunção de Nossa Senhora.

A explicação para o fato de Maria receber esse título está na tradição narrada no Antigo Testamento, onde a rainha não era a esposa do rei, mas sim a sua mãe.

Oração a Nossa Senhora Rainha

"Ó, Maria sem pecado concebida! A mais Preciosa Menina, Rainha das Maravilhas. Ajuda-me neste dia a ser sempre teu verdadeiro filho, para chegar um dia ao Deus da Vida. És Rainha do Céu e da Terra, gloriosa e digna Rainha do Universo a quem podemos invocar de dia e de noite, não só com o doce nome de Mãe, mas também com o de Rainha, como te saúdam no Céu com alegria e amor todos os Anjos e Santos. Nossa Senhora Rainha, Celeste Aurora, enviai a Luz Divina do Universo para me ajudar a resolver estes problemas (descrever resumidamente os problemas) Amém.”

Lenda do Alegrim

 

Ver a imagem de origem


A LENDA DO ALEGRIM


………..Dizem que quando a sagrada família fugiu para o Egito com Maria levando em seus braços o menino Jesus, as flores do caminho iam se abrindo à medida que eles passavam por elas. O lilás ergueu seus galhos orgulhosos e emplumados, o lírio abriu seu cálice. O alecrim, sem pétalas nem beleza, entristeceu lamentando não poder agradar o menino.
Cansada, Maria parou à beira do Rio e, enquanto a criança dormia, lavou suas roupinhas. Em seguida, olhou a seu redor, procurando um lugar para estendê-las.
– O lírio quebrará sob o peso, e o lilás é alto demais.
Colocou-as então sobre o alecrim e ele suspirou de alegria, agradeceu de coração a nova oportunidade e as sustentou ao Sol durante toda a manhã.
– Obrigada, gentil alecrim! – disse Maria.
– Daqui por diante ostentarás flores azuis para recordarem o manto azul que estou usando. E não são apenas flores te dou em agradecimento, mas todos os galhos que sustentaram as roupas do pequeno Jesus serão aromáticos.
“Eu abençoo folha, caule e flor, que a partir deste instante terão aroma de santidade e emanarão alegria.